O Projeto
Em 2017 concluí minha graduação em Comunicação Visual Design na UFRJ. Meu projeto de TCC, orientado pela Professora Julie Pires, foi uma pesquisa teórico-prática feita com os alunos da educação de jovens e adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e chama-se "Marcas Vitais: Impressos de Vidas Impressas". O projeto parte da ideia de sermos todos grandes matrizes e impressos vivos, que podem gravar a vida de outros e serem gravados.
Na primeira fase
Cada participante foi entrevistado e contou histórias vividas, a partir da frase:
O que você viveu que marcou a sua vida?
Essas histórias foram compiladas e frases e trechos foram selecionados junto aos alunos.
Na segunda fase
Os alunos receberam novos estímulos. Por meio de exercícios e vídeos de projetos similares como o documentário "Foto Sensível" do Instituto Câmara Clara, os participantes começaram a criar os desdobramentos da terceira fase.
Na terceira fase
Os participantes ilustraram suas histórias em esboços e gravuras em relevo. Nessa etapa, eles como seres humanos marcados, puderam criar marcas nas matrizes, narrando graficamente as vivências contadas.
Resultado
As gravuras, junto aos trechos e a descrição do projeto que durou cerca de 4 meses, compõem um livro que aguarda por ser distribuído por toda a rede municipal de ensino. O livro é o ponto final dessa cadeia de marcas. As histórias e experiências desse público tão diverso, de vários locais do Brasil e com várias idades, que são os alunos do EJA, marcarão cada leitor. O projeto é uma maneira desses conhecimentos e experiências não permanecerem apenas nas escolas e se desdobrarem.