Desafio

Em 2022 as empresas irmãs Abra Casa e Abra Cadabra iniciaram um projeto de redução de uso de plástico. Um dos passos seria diminuir o consumo de copos descartáveis pela equipe, estimulando-os a utilizar seu próprio copo ou caneca. Para isso, a empresa deu para todos os funcionários como brinde um copo reutilizável. Sua estampa deveria mostrar a importância da campanha, trazendo a identidade da empresa de uma forma interessante e criativa.

Solução

Alguns pontos precisavam ser atendidos neste projeto: a ilustração precisava ter apenas as 2 cores principais das marcas, deveria ter uma frase, trazer o logotipo das duas empresas, e passar a informação de um modo limpo, fazendo conexão com o que a Abra faz - móveis e decoração para ambientes.

Os elementos trazidos para ilustração compõem um diálogo entre a natureza, o ser humano e espaços internos das casas. Os ladrilhos hidráulicos, os quadrinhos continuativos como uma forma de contar uma história, a composição da mão que faz brotar folhas, dentre outros elementos, foram grandes responsáveis pelo atingimento do objetivo. A padronagem que ilustra os quatro azulejos na área inferior, teve como referência as formas orgânicas das mandalas. A partir de um estudo de riscos orgânicos e recortes de papéis, foram obtidos esses quatro desenhos finais, levados à ilustração.

A frase que compõe a superfície foi desenvolvida de forma conjunta à ilustração. Ela remete aos slogans das duas empresas (Abra Cadabra - "o seu primeiro passo"; Abra Casa - "da nossa casa para a sua"), criando uma conexão clara com o tema central "cuidar do planeta", sem fugir à uma atmosfera de aconchego, respeito e responsabilidade ao ver a Terra como o primeiro lar.

Resultado

A ilustração e os grafismos se tornaram a base da comunicação da campanha e se desdobraram em outros materiais de endomarketing, como a tag de apresentação do copo e o email que explica a campanha. Os copos têm uma estética futurística que passa seriedade. Diferente de ser apenas uma ilustração decorativa, ela dá margem à uma narrativa sobre o poder do ser humano nos espaços em que habita. Uma só mão pode reduzir o consumo de plástico e plantar várias árvores, ajudando a transformar a vida no planeta.